A educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda . "Paulo Freire"

Todos unidos em prol da educação.

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Reflexo da inclusão



A escola Adilson Alves da Silva está muito feliz, o programa do governo Escola para o Sucesso, no dia 26 de março em Três Lagoas, contemplou os melhores alunos em suas respectivas séries do ano de 2011. Em nossa região o governador André Puccinelli e a vice – governadora Simone Tebet entregaram 903 prêmios para os alunos das cidades de Três Lagoas, Água Clara, Selvíria, Brasilândia, Bataguassu e Santa Rita do Pardo.

O aluno Rafael Alves, deficiente auditivo, foi contemplado com uma bicicleta. Ele foi o terceiro melhor aluno de sua série. O esforço dele deixa toda a equipe escolar orgulhosa, pois as inúmeras barreiras decorrentes da surdez não foram empecilho para o seu sucesso escolar.

Ele cursa o segundo ano do ensino médio , conta com o auxílio do intérprete de Libras( Língua Brasileira de Sinais), é muito dedicado, frequenta a Sala de Recurso Multifuncional duas vezes por semana, sendo atendido por duas professoras, uma na área de Linguagens e outra na área de Exatas.

Desde os três anos de idade começou a ter contato com a Libras, esse conhecimento que é próprio da comunidade surda, contribuiu para que ele desenvolvesse a aprendizagem. Hoje ele domina a Libras e está sempre em contato com outros surdos.

Para as pessoas que ainda tem dentro de si preconceito contra os deficientes, fica um conselho: a deficiência está na cabeça de quem não enxerga o outro como pessoa, mas somente enxerga a diferença, pois todos somos capazes de aprender e está ai a prova para quem não acreditava.

Vale ressaltar que nosso aluno não foi o único contemplado, na escola Afonso Pena de Três Lagoas três alunos surdos foram premiados com o segundo lugar em suas respectivas séries. Isso demonstra que a Libras auxilia na aprendizagem do surdo, a fim de que possam desenvolver como qualquer outro aluno.

O evento contou com dois intérpretes de Libras, Ruth intérprete da escola Afonso Pena em Três Lagoas e William Rojas intérprete da escola Adilson Alves da Silva. É um grande passo para a comunidade surda, que está ganhando espaço e reconhecimento dentro da sociedade.

Parabéns aos alunos, que mostraram força de vontade para vencer os obstáculos da vida, parabéns a equipe da educação especial das escolas estaduais, aos professores da sala regular e da sala de recurso, aos intérpretes de Libras, a direção das escolas e a toda a comunidade escolar. Que no próximo ano possamos ver mais alunos nesse evento.

Colaboradora: Profª Karen


Nenhum comentário:

Postar um comentário